There are no ads, please add some

Câmara da Horta tem cumprido os compromissos assumidos, garante José Leonardo

O Presidente da Câmara Municipal da Horta frisou, este sábado, que a autarquia concluirá o atual mandato, cumprindo os compromissos que assumiu há 3 anos com os faialenses.
José Leonardo falava na sessão solene comemorativa do Dia da Freguesia dos Cedros que decorreu no Salão Paroquial daquela comunidade local.

“A Câmara Municipal da Horta pode dizer afirmar que tem cumprido, ao longo do mandato, os compromissos que assumiu com os faialenses no geral e com os cedrenses em particular”, considerou o autarca, sublinhando que é fundamental para a credibilização da atividade política “falar verdade às pessoas e prometer só o que se pode cumprir”.

Neste contexto, o Presidente da autarquia enumerou alguns desses compromissos cumpridos para com os cedrenses em particular nomeadamente a intervenção no campo sintético do Grupo Desportivo Cedrense, resultado de um investimento municipal a rondar os 220 mil euros, ou o mais representativo investimento nos últimos 50 anos ao nível da modernização da rede de águas e da requalificação da rede viária. Um investimento superior a 2 milhões e meio de euros, que permitiram intervencionar 9 troços de estrada naquela freguesia.

Por outro lado o apoio à maior unidade fabril da ilha do Faial, CALF, com a celebração de um protocolo onde a Câmara Municipal irá, durante dois anos, promover um desconto de 50% na fatura da água daquela indústria leiteira, diminuindo assim os seus custos associados.

José Leonardo referiu, igualmente, que a autarquia está a trabalhar para que no próximo ano o furo Maria Dias, localizado nos Cedros, já esteja em pleno funcionamento e ao serviço da população.

Ao nível do investimento privado e da melhoria das acessibilidades ao Aeroporto da Horta, considerou que a edilidade tem dado todo o apoio a quem quer investir no Faial e nas suas freguesias.”Aqui nos Cedros em particular, foi com satisfação que o município viu surgir e apoiou um empreendimento turístico de grande qualidade que vem diversificar e ampliar a oferta do nosso produto turístico a quem nos visita”, sendo que neste sentido “todos sabemos que o turismo está a crescer e é fundamental para o nosso desenvolvimento e para a criação de emprego. Por esse motivo, há que trabalhar arduamente para que as acessibilidades ao nosso aeroporto sejam melhoradas e foi com esse objetivo que a Câmara Municipal teve a iniciativa de criar um grupo técnico de trabalho que apresente as soluções disponíveis, sejam elas técnicas ou financeiras, tendo em vista a ampliação da pista do Aeroporto da Horta”.

Na sua intervenção, Leonardo frisou que o desenvolvimento articulado de todas as freguesias do concelho da Horta é um dos pilares da sua ação governativa e por isso o município não prescinde de continuar a afirmar a sua aposta ao nível dos projetos que concretiza em parceria com as Juntas de Freguesias, como é exemplo disso a celebração os Acordos de Execução e Contratos Interadministrativos de Delegações de Competências, ou o projeto integrado de criação e requalificação dos Parques Infantis do concelho, abrangendo também, a freguesia dos Cedros, que verá o Parque Infantil da antiga Escola do Cascalho, requalificado e dotado de melhores condições para as crianças e jovens que escolham aquele local para a realização de atividades de lazer.

O Presidente da Câmara agradeceu, por último, o trabalho desenvolvido pelos homenageados – antigos Presidentes de Junta e Grupo Desportivo Cedrense – pela entrega, pela dedicação e pelo trabalho que desenvolveram ao serviço da sua localidade e da sua ilha.

Texto/Foto: GI-CMH | RF/RP

About The Author

Related posts