There are no ads, please add some

Câmara da Horta investe cerca de 3 milhões de euros nas freguesias do concelho

A Câmara Municipal da Horta investiu nas freguesias do concelho cerca de 3 milhões de euros, nos últimos quatro anos. No ato de assinatura dos contratos e acordos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia, realizado esta sexta-feira, o Presidente da Câmara, José Leonardo Silva, salientou a medida com a necessidade de desenvolver, cada vez mais, parcerias “sólidas” que valorizem as instituições e as populações locais.

Este resultado é fruto “do nosso esforço de valorizar as nossas parcerias” e as Juntas têm sabido corresponder com um “trabalho adequado, muitas vezes fora de horas que é justo salientar” frisou o José Leonardo Silva.

Para o autarca, “a Câmara tem sido amigas das juntas e as juntas amigas da Câmara e juntos somos corresponsáveis por uma maior aproximação das políticas às pessoas, com respostas céleres e positivas”.

No ato público de assinatura, José Leonardo Silva anunciou o aumento da comparticipação da Câmara de 50 para 100%, no âmbito do mecanismo criado pela Câmara para apoiar as juntas em investimentos no âmbito de candidaturas, o chamado fundo próprio de investimento, um mecanismo paralelo às delegações de competências, que tem permitido estimular mais investimento local.

O Presidente da Câmara referiu-se, ainda, ao “Presentes no Concelho” enquanto um projeto que, nos últimos quatro anos, fez aumentar a presença da Câmara nas freguesias em cerca de 120 dias, permitindo estreitar o relacionamento com as pessoas e com os órgãos de freguesia.

José Leonardo Silva recordou, igualmente, que a Câmara sempre teve a preocupação pelo andamento atempado dos projetos que mantém com as suas freguesias, pelo que os protocolos de delegação de competências iniciam-se sempre com um pagamento antecipado da primeira tranche e, a partir daí, “praticamente a pronto” mediante apresentação na Câmara da execução financeira dos projetos.

Texto/Foto: GI-CMH | RP

About The Author

Related posts