There are no ads, please add some

BE quer esclarecimento do Governo sobre política regional de investigação e ciência

O Bloco de Esquerda quer chamar o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia ao parlamento com o objetivo de obter um total esclarecimento sobre a política regional de investigação, produção científica e inovação, factores essenciais para o desenvolvimento e o futuro dos Açores. O requerimento com a proposta de audição do membro do Governo, com caráter de urgência, foi enviado hoje ao presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho.

Tendo em conta que, sobre a criação do AIR Center, do Observatório do Antlântico, ou do centro de lançamento de satélites em Santa Maria, nada de concreto se sabe, apesar dos sucessivos – por vezes contraditórios – anúncios efetuados, o BE entende que o Governo Regional tem obrigação de prestar informações ao parlamento da Região.

“Estes sucessivos e díspares anúncios carecem de um completo e sério esclarecimento sobre os mais básicos elementos: O quê? Como? Onde? Quando?”, refere o requerimento do Bloco.

A todas estas incógnitas sobre a ciência e investigação na Região – áreas que constituem um dos pilares do desenvolvimento dos Açores – junta-se agora a indefinição sobre o futuro do IMAR, um forte alicerce científico, quer para muitas decisões políticas regionais, quer para a fundamentação de diversas reivindicações, junto da União Europeia na área da gestão dos recursos do mar.

A audição solicitada tem também como objetivo fazer cumprir o projeto de resolução, da iniciativa do Bloco, aprovado em setembro do ano passado, que mandatava o Governo Regional a informar o parlamento sobre as decisões fundamentais adotadas no processo de constituição do Centro de Observação Oceânico – aprovado no Plano e Orçamento de 2015 – , nomeadamente, quanto à sua constituição formal. Note-se que, um ano depois da aprovação desta resolução, o Governo não enviou nenhuma informação ao parlamento sobre este processo.

BE/Rádio Faial | Foto: Direitos Reservados

About The Author

Related posts