There are no ads, please add some

BE acusa PS e PSD de só se lembrarem do Aeroporto da Horta porque se aproximam eleições autárquicas

No âmbito de um debate sobre Transportes, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a deputada do BE/A, Zuraida Soares, afirmou que, nos Açores, as políticas de transportes continuam com os mesmos erros e lacunas e acusou PS e PSD de só quererem discutir a ampliação do Aeroporto da Horta devido à proximidade das eleições autárquicas e recordou as iniciativas do BE sobre este problema.

Zuraida Soares lembrou que, noutros tempos, o Aeroporto da Horta era o patinho-feio do setor dos transportes, do qual ninguém se queria aproximar. A deputada lembrou que, em dezembro de 2009, o BE levava pela 1ª vez a questão da ampliação do Aeroporto da Horta à Assembleia da República. Lembrou ainda que, em dezembro de 2011, o BE exortava todos os partidos desta região a unirem-se em torno do mesmo desígnio: a ampliação do Aeroporto da Horta.

“Agora este tema, é a carochinha com quem todos querem casar, sabem porquê? Porque há eleições autárquicas em outubro próximo. E aquilo que era um tema que ninguém queria ter na mão, de repente transformou-se na carochinha”.

Zuraida Soares acusou o deputado Carlos Ferreira, do PSD, de querer “casar com a carochinha” mas recordou que não há um tempo antes de Carlos Ferreira e depois de Carlos Ferreira e lembrou a história do PSD e do seu grupo parlamentar, do qual o deputado faz parte. “Não pode esquecer esta história e querer casar com a carochinha”, rematou Zuraida Soares.

A deputada do BE/A continuou, dizendo que, do outro lado há “outro que também quer casar com a carochinha”. Zuraida Soares lembrou o estudo sobre a ampliação do Aeroporto da Horta, realizado por cidadãos que foi, “inteligentemente apropriado pela Câmara Municipal da Horta, que lhe deu força, suportando custos”. A deputada bloquista lembrou também os pedidos de audiência pedidos pela Câmara da Horta ao Governo da República, Governo Regional e ANA, assinalando que não houve qualquer pedido de reunião à Assembleia Regional. “E esta casa? E o parlamento? E os representantes dos açorianos/as, não têm direito a ter acesso este estudo?”, questionou Zuraida Soares.

A deputada bloquista questionou ainda o Secretário Regional dos Transportes e Obras Publicas sobre o Porto da Horta. “O que é que correu mal no Porto da Horta e quem é o responsável? “O que já percebemos é que um porto que era mundialmente conhecido como um porto de abrigo, começa agora a ser conhecido como um porto problemático, desde que as novas obras foram feitas e que o Governo Regional se prepara para gastar mais dezenas de milhões de euros para corrigir o que foi mal feito”

A parlamentar do BE/A abordou ainda a greve dos tripulantes do Grupo SATA, questionando o Secretário da tutela sobre a forma de resolução do contencioso entre trabalhadores e administração da SATA.

Texto/Foto: BE Açores

About The Author

Related posts