There are no ads, please add some

“As hortas da Horta” é um projeto do PAN/Faial-Pessoas, Animais, Natureza

O PAN-Faial pretende criar hortas urbanas que sirvam os seguintes aglomerados urbanos da Hortheco, bairro das Angústias, bairro Fundo Fomento Habitação, bairro da Boavista e bairro Mouzinho Albuquerque.

“Existem registos históricos de horticultura em toda a cidade da horta e julgamos que o nome da cidade surge da diversidade hortícola que existia nas atuais freguesias citadinas”, afirmam.

O PAN Faial defende que para fomentar a horticultura biológica deve começar pelas pequenas experiências. “Dando formação adequada à nossa realidade, desde o quintalinho nas traseiras de casa com os seus 50m2, até às áreas médias de 500m2 aumentando para os 5000m2”.

As hortas urbanas da Horta devem estar implementadas em terrenos com uma distância muito curta dos aglomerados urbanos. “Estes terrenos serão divididos em talhões de aproximadamente 35m2 e equipados com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água”.

Neste sentido, o PAN Faial relembra que  “todos os horticultores devem receber formação prática e teórica sobre agricultura sustentável e sobre as normas de convivência nos espaços comuns das hortas”.

O projeto anunciado terá varias fases,  primeira fase, será um inquérito aos residentes dos vários aglomerados urbanos para encontrar as melhores soluções.

Na segunda fase, será para desenvolver um projeto em resultado do inquérito e do debate.

A terceira fase o projeto será a entregue às entidades responsáveis para a concretização das hortas urbanas.

Segundo o PAN Faial, “esta medida vai de encontro à nossa visão política de conseguir criar condições para que as famílias faialenses poupem no seu orçamento familiar, bem como fomentar o convívio e o bem-estar nos habitantes da ilha do Faial salvaguardando a sua saúde através do consumo de produtos alimentares sem adição de produtos fitofarmacêuticos”.

Texto/Foto: Rádio Faial/ PAN-Faial

 

About The Author

Related posts