There are no ads, please add some

Apresentação dos Membros do XII Governo dos Açores

A composição do XII Governo Regional dos Açores, que toma posse sexta-feira, 4 de novembro, na cidade da Horta, é a seguinte:

 

Presidente do Governo

Vasco Ilídio Alves Cordeiro.

 

Vice-Presidente do Governo

Sérgio Humberto Rocha de Ávila

Tem 47 anos. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Desempenha, desde 2004, funções como Vice-Presidente dos IX, X e XI Governos dos Açores.

É Inspetor Administrativo Assessor da Inspeção Administrativa Regional.

Foi Deputado à Assembleia da República de outubro de 1995 a novembro de 1996, tendo integrado a Direção do Grupo Parlamentar do PS, onde foi responsável pelas áreas de Economia e Finanças e pelas relações com as Regiões Autónomas.

Foi coordenador do Gabinete de Estudos do Partido Socialista na Assembleia da República.

Foi Diretor Regional da Segurança Social entre novembro de 1996 e dezembro de 1997 no VII Governo Regional.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo de dezembro de 1997 a novembro de 2004.

De 1999 a 2004 foi, também, Presidente do Conselho de Ilha, da ilha Terceira.

De 1999 a 2004 foi Presidente do Conselho de Administração da antiga Junta Autónoma dos Portos de Angra do Heroísmo.

Secretária Regional da Solidariedade Social

Andreia Martins Cardoso da Costa

Tem 40 anos. Licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

Foi nomeada Secretária Regional da Solidariedade Social do XI Governo Regional dos Açores em julho de 2014.

Exerceu funções de Vice-Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, com responsabilidade na gestão financeira e no Lar de Idosos, tendo desempenhado funções públicas, entre 2001 e 2011, como Vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e membro da respetiva Assembleia Municipal.

Foi, ainda, Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social e Presidente do Instituto de Ação Social e do Centro de Gestão Financeira da Segurança Social entre 2004 e 2008, bem como Deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores entre 2000 e 2004, membro efetivo da Comissão Especializada Permanente de Economia, com o cargo de relatora, e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

 

Secretário Regional da Educação e Cultura

Avelino de Freitas de Meneses

Tem 57 anos. Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade dos Açores, sendo Professor Catedrático da Universidade dos Açores e Presidente da Comissão Científica do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar – CHAM – Universidades Nova de Lisboa e dos Açores.

Foi nomeado Secretário Regional da Educação e Cultura do XI Governo Regional dos Açores em julho de 2014.

Foi Reitor da Universidade dos Açores de 2003 a 2011, tendo desempenhado, no âmbito do seu percurso académico, outras funções, designadamente, de Presidente do Conselho Científico, de Diretor do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais e de Diretor do Centro de Estudos Gaspar Frutuoso do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores.

Tem uma ampla bibliografia, sendo autor de uma centena de livros, capítulos e artigos, dispersos por publicações da especialidade, sobre temática da História de Portugal, das Ilhas e do Atlântico.

Foi agraciado com diversas condecorações, como a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.

Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

Gui Manuel Machado Menezes

Tem 49 anos. Doutorado em Ecologia Marinha pela Universidade dos Açores e licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

É Investigador Auxiliar no Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, onde ingressou em 1993. O seu trabalho de investigação tem abordado áreas diversas, principalmente relacionadas com as espécies de peixes demersais e de profundidade, bem como ecologia do mar profundo em geral. Desde 1996 tem cocoordenado as campanhas anuais de monitorização das abundâncias das espécies demersais e de profundidade dos Açores.

Participou como coordenador ou membro de equipas de investigação em inúmeros projetos de investigação regionais, nacionais e internacionais, bem como em inúmeras campanhas de investigação nacionais e internacionais no Atlântico e, principalmente, nos Açores, Madeira e Cabo Verde, na sua maioria dirigidas ao estudo das espécies de peixes demersais e de profundidade.

É autor ou coautor de mais de 60 artigos científicos publicados ou em publicação, na sua maioria em revistas científicas internacionais com revisão entre pares, e organizou congressos, workshops e participou como conferencista em inúmeros congressos e encontros científicos da sua especialidade.

Em 2008 ganhou o prémio no Concurso Nacional de Inovação BES 2008 (IV Edição) na área de Comércio e Serviços, organizado anualmente pelo Banco Espírito Santo, tendo, nesta sequência, sido distinguido, em 2009, pela Câmara Municipal da Horta, com a Medalha de Mérito Municipal Dourada.

Fez parte de vários grupos de reflexão sobre as pescas e a ciência por nomeação do Governo Regional dos Açores, tendo sido, nos últimos quatro anos, representante regional no Conselho Económico e Social (CES) por nomeação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e representante nacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no grupo estratégico europeu SCARFish integrado no SCAR (Standing Committee on Agricultural Research).

Participou, igualmente, ao longo dos anos, em vários grupos de trabalho do ICES (Internacional Council for the Exploration of the Sea) e em vários Conselhos Regionais das Pescas.

É um dos membros da direção do centro de investigação FCT – MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), e tem integrado durante vários anos os corpos sociais do IMAR (Instituto do Mar), do OMA (Observatório do Mar) e de outras instituições locais.

 

Secretário Regional dos Transportes e Obras Públicas

Vítor Manuel Ângelo de Fraga

Tem 46 anos. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Possui também um Master, pela Universidade Católica, em Marketing e Vendas e em Qualidade no Atendimento, Liderança e Motivação de Equipas.

Desempenhou funções como Secretário Regional do Turismo e Transportes no XI Governo dos Açores.

Foi administrador e gestor em empresas regionais, nacionais e internacionais. Desempenhou funções de Vogal do Conselho de Administração do Grupo SATA, responsável por toda a área operacional, compras, logística e pelo lançamento do Centro de Formação Aeronáutico dos Açores, na ilha de Santa Maria.

Secretário Regional da Saúde

Rui Duarte Gonçalves Luís

Tem 46 anos. Doutorado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária. É licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores. Possui ainda uma Pós-Graduação em Gestão e Conservação da Natureza na Universidade dos Açores.

Exercia funções de Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira desde abril de 2016, sendo Técnico Superior da Administração Pública, onde ingressou em 1996.

Membro da Ordem dos Economistas, foi, também, assistente convidado da Universidade dos Açores, lecionando no Departamento de Economia e Gestão, no Departamento de Ciências Agrárias e na Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo.

Foi, ainda, deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores de 1992 a 1996 e relator da Comissão de Economia, Finanças e Plano durante o seu mandato de deputado.

Assumiu funções como Presidente do Conselho Fiscal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Núcleo dos Açores, no período 2013-2015.

Foi orador em várias conferências/seminários/congressos nas áreas do doutoramento e de empreendedorismo e tem várias publicações científicas na área do doutoramento.

Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo

Marta Isabel Vieira Guerreiro

Tem 39 anos. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, sendo membro efetivo da Ordem dos Economistas, inscrita no colégio de especialidade de Economia Política.

De maio de 2013 a dezembro de 2015, desempenhou funções de Diretora Comercial da Direção Comercial Empresas dos Açores do Banco Santander Totta e exerceu as funções de Diretora do Centro de Empresas de São Miguel e da Terceira do Banif.

Para além de diversas formações na área da banca, participou no programa “Leadership in the 21st Century: Chaos, Conflict and Courage”, ministrado pela Harvard Kennedy School, Executive Education, e promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em parceria com o Governo Regional dos Açores e, como chefe de equipa do Banif, na edição de 2010 do Global Management Challenge – Competição de estratégia e gestão organizada em Portugal pela SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A. em parceria com o Jornal Expresso.

 

Secretário Regional da Agricultura e Florestas

João António Ferreira Ponte

Tem 49 anos. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, com formação avançada em Gestão para Executivos, ministrada pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Desempenhava funções de Presidente do Conselho de Administração da empresa pública de transporte marítimo Atlânticoline S.A., desde março de 2015.

Foi Presidente da Câmara Municipal da Lagoa entre 2005 e 2015, autarquia onde também já tinha assumido a Vice-Presidência entre 2002 e 2004.

Foi, ainda, vogal do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, entre 2009 e 2013, assim como Diretor Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres nos anos de 2003 e 2004.

Como experiência profissional apresenta, ainda, o desempenho dos cargos de Administrador-Delegado da Norma Açores – Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, entre 1997 e 2002, e de técnico superior da Eletricidade dos Açores, de 1990 a 1997.

 

Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares

Berto José Branco Messias

Tem 34 anos. Frequência do curso de Relações Internacionais na Universidade de Coimbra. Frequenta um Maior em Estudos Europeus, com Minor em Economia, Direito e Sociologia na Universidade Aberta.

Foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores desde novembro de 2008, e, dessa data a novembro de 2010, exerceu o cargo de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, integrando a Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais e a Comissão Permanente da Assembleia Legislativa dos Açores.

Foi eleito Presidente do Grupo Parlamentar em novembro de 2010, função que desempenhou até ao final da IX Legislatura e durante a X Legislatura.

De novembro de 2005 a novembro de 2008, desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória. É, ainda, deputado na Assembleia Municipal da Praia da Vitória.

Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas

Rui Jorge da Silva Leite de Bettencourt

Tem 60 anos. É Mestre em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica e Doutorando em Ciências de Gestão pelo Conservatoire National des Arts et Métiers, sendo pós-graduado em Prospectiva e Estratégia das Organizações e em Formação de Adultos.

Foi, de 2007 a 2015, para além de membro do Bureau Político da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), Secretário–Geral do Programa da Assembleia das Regiões da Europa, Eurodyssée, e foi representante dos Açores em várias Conferências na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra.

Desde novembro de 2013, foi Diretor Territorial no Conseil Régional da Região Parisiense, Île-de-France, onde se ocupou das Estratégias de Desenvolvimento Económico, Inovação e Internacionalização, bem como do Plano de Formação e Orientação Profissional, e ainda da Análise do impacto das diferentes estratégias de desenvolvimento da região.

Esteve, igualmente, envolvido, na avaliação do impacto no emprego e nas qualificações do Novo Grande Paris (NGP).

Foi membro do Gabinete do Presidente do Governo dos Açores entre 2012 e 2013 e, entre 1997 e 2012, foi Diretor Regional da Juventude, Emprego, Trabalho e Formação Profissional, responsável pelo FSE e Gestor do Programa Operacional PROEMPREGO.

Entre 1982 a 1996, foi docente e coordenador do ensino e planificação das ações educativas na Ecole Fénelon, e foi Professor de Ciências Mecânicas no Conseil National des Professions de l’Automobile, em Paris.

Publicou em vários países diversas obras em prospetiva estratégica e em políticas públicas tais como Políticas para a empregabilidade. (2014), La Prospective Stratégique au cœur des Politiques d’emploi in La Prospective stratégique en action (2014) ou ainda Strategic Prospective in the implementation of employment Policies. (2010).

Texto: GaCS | Foto: Direitos Reservados | Rádio Faial

About The Author

Related posts