There are no ads, please add some

Ana Luís exorta os jovens ao exercício de uma cidadania ativa

“O Parlamento dos Jovens permite encurtar a distância entre os jovens e a política, estimular o exercício de uma cidadania ativa, da reflexão, da preparação do debate, no estrito cumprimento do respeito democrático e institucional”, disse Ana Luísa Luís na sessão de abertura da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, que durante o dia de hoje reúne jovens “parlamentares”, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que debaterão o tema “A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local”.

Estes setenta e um jovens que hoje vivem a experiência parlamentar puderam, na primeira pessoa, compreender que o trabalho legislativo não se esgota na sessão plenária. Pelo contrário, o trabalho de reflexão e debate que acontece no plenário é o resultado de um processo muito mais vasto, desenvolvido individual e coletivamente, e que só é possível porque a Constituição da República Portuguesa, de 1976, consagra os princípios fundamentais de um Estado democrático, a autonomia regional e o poder local.

“Vocês hoje representam a nossa esperança no amanhã. Desejo, por isso, que esta vossa experiência, do exercício democrático, vos enriqueça e dê asas aos vossos sonhos. Acredito, que nesses sonhos está o progresso da nossa terra. Acredito, que nesses sonhos está uma sociedade mais justa e tolerante”.

Concluiu Ana Luísa Luís, felicitando os professores e os alunos pelo seu desempenho.

Texto/Foto: Presidencia ALRAA | RP

About The Author

Related posts