There are no ads, please add some

Aeroporto motiva protestos na Horta

 Habitantes da ilha do Faial queixam-se de problemas constantes no aeroporto.

Um grupo de habitantes da ilha do Faial, nos Açores, convocou um protesto para amanhã, às 18h00, em frente à Assembleia Legislativa Regional, situada na cidade da Horta. O objectivo é entregar uma carta aos vários grupos parlamentares, assim como ao Governo regional, onde defendem “mais e melhores acessibilidades áreas ao Faial”.

Na missiva, a que o CM teve acesso, é referido que se têm verificado “problemas e constrangimentos” na operação da Azores Airlines no Aeroporto da Horta, “sobretudo durante a chamada época alta”. Ou seja, “cancelamentos, divergências e atrasos de voos”. Segundo este grupo de cidadãos, “a maior parte dos problemas verificados tem a sua origem ou em problemas meteorológicos relacionados com a visibilidade na aproximação à pista do Aeroporto da Horta e/ou com as penalizações da operação, resultantes das dimensões daquela pista”. Assim, os signatários da missiva, pretendem a “implementação, com a máxima urgência, no Aeroporto da Horta do RISE [um sistema de navegação que melhora a aproximação das aeronaves à pista] e que os aviões da Azores Airlines sejam equipados com o nível de equipamento que possibilite a aproximação com mais baixa visibilidade”.

Além disso, solicitam que “o próximo Governo Regional dos Açores [eleições são a 16 de outubro] assuma a liderança e a participação financeira em todas as parcerias necessárias que visem a ampliação da pista do Aeroporto da Horta” e que “a SATA garanta, especialmente entre maio e setembro, a operação do número suficiente de aeronaves que permita aumentar o número de voos de modo a satisfazer as necessidades de tráfego das rotas que detém em exclusivo sem permanentes ameaças de problemas e de atrasos, com uma frequência mínima de 14 toques semanais durante este período”.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/aeroporto-motiva-protestos-na-horta

Texto: CM Jornal | Foto: José António Rodrigues | Rádio Faial

About The Author

Related posts