There are no ads, please add some

62 por cento das Direções Regionais com novos titulares

O XII Governo dos Açores integra um total de 26 direções regionais, numa orgânica que prevê a criação das novas direções regionais da Prevenção e Combate às Dependências, no âmbito da Secretaria Regional da Saúde, e dos Assuntos Europeus, integrada no Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

Entre os novos diretores regionais, constam Paula Andrade (Emprego e Qualificação Profissional), Orlando Goulart (Habitação), Marta Bulhões (Solidariedade Social), José António Freire (Educação), Luís Rodrigues (Pescas), Tânia Cortez (Saúde), Suzete Frias (Prevenção e Combate às Dependências), Andreia Carreiro (Energia), Filipe Macedo (Turismo), José Élio Ventura (Agricultura), Lúcio Rodrigues (Juventude) e Célia Azevedo (Assuntos Europeus).

Nesta nova orgânica, cerca de 62 por cento das direções regionais têm novos titulares.

Além dos diretores regionais das várias áreas, Augusto Elevai ficará como Diretor do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) e Francisco de Sousa Fernandes exercerá as funções de Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).

São os seguintes os Diretores Regionais do XII Governo dos Açores:

Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial

Diretor Regional do Orçamento e Tesouro (DROT)

Nome: José António Gomes

Idade: 55 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Organização e Gestão de Empresas. Técnico superior na Secretaria Regional do Comércio e Indústria, exerceu funções de Diretor de Serviços do Orçamento, assim como de Diretor Regional do Orçamento e Tesouro.

Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade (DRAIC)

Nome: Ricardo Maciel Sousa Medeiros

Idade: 42 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Organização e Gestão de Empresas. Exerceu funções de Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade no XI Governo Regional dos Açores. Desempenhou funções de administrador e de direção financeira em várias empresas privadas desde 1997. A partir de 2006, desempenhou funções de administrador na empresa Ilhas de Valor, S.A., tendo também exercido o cargo de Presidente do Conselho de Administração das empresas Santa Catarina, S.A. e Sinaga, S.A..

Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP)

Nome: Paula Catarina Castelo Borges Andrade

Idade: 40 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciada em Serviço Social e Pós-Graduada em Gestão da Formação e em Ciências Sociais. Desde dezembro de 2012 desempenhava o cargo de Chefe de Divisão de Programas para o Emprego na Direção Regional do Trabalho e Qualificação Profissional, tendo também exercido funções de Técnica Superior no Instituto de Ação Social e Técnica Superior na Direção Regional da Juventude Emprego e Formação Profissional, na Agência para a Qualificação e Emprego.

Diretor Regional de Organização e Administração Pública (DROAP)

Nome: Victor Jorge Ribeiro Santos

Idade: 59 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Direito. Tem desempenhado funções dirigentes na Administração Regional, com experiência acumulada no domínio do regime jurídico das carreiras e da gestão do setor público, tendo exercido funções de Diretor Regional nas áreas da Organização e Administração Pública.

Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais (DRPFE)

Nome: Rui Gaiola von Amann

Idade: 61 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Economia. Técnico Superior da Administração Regional dos Açores. Tem exercido funções de Diretor Regional nas áreas do Planeamento Regional e dos Fundos Comunitários, acumulando com as funções de gestor de programas operacionais de investimento público com financiamento comunitário, assegurando, complementarmente, a respetiva interlocução e representação regional junto das autoridades nacionais e dos serviços da Comissão Europeia.

Diretor do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA)

Nome: Augusto António Rua Elavai

Idade: 60 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Economia. É membro efetivo do Conselho Superior de Estatística, sendo Vice-Presidente da Secção Permanente de Coordenação Estatística. Deputado à ALRA na VII Legislatura, foi Presidente da Comissão de Economia de 1996 a 2000. Participou nos grupos de trabalho que preparou a primeira Lei de Finanças das Regiões Autónomas e da Comissão para a Fiscalidade Regional e foi, ainda, responsável pelo Gabinete Técnico e pelo Projeto das Contas Económicas Regionais.

Secretaria Regional da Solidariedade Social

Diretor Regional da Habitação (DRH)

Nome: Orlando Batista Oliveira Goulart

Idade: 47 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Engenharia Civil. Vogal da Estrutura de Monitorização e Acompanhamento da Carta Regional das Obras Públicas (EMACROP). Foi ainda diretor técnico e engenheiro projetista em várias empresas nacionais. É Engenheiro Sénior da Ordem dos Engenheiros, com grau de Especialista em Estruturas.

Diretora Regional da Solidariedade Social (DRSS)

Nome: Marta de Oliveira Barreto Bulhões

Idade: 41 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciada e Mestre em Serviço Social. Doutoranda em Serviço Social. Desempenhou funções de Coordenadora da Estrutura de Missão de Acompanhamento ao Financiamento das Respostas Sociais nos Açores (EMAFReSA), foi Vogal do Conselho Diretivo do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, ISSA-IPRA, e Chefe de Divisão da Divisão de Ação Social da Ribeira Grande. Monitorizou Grupos de Psico-Educação e foi Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Povoação, tendo orientado estágios a alunas do curso superior de Serviço Social na Universidade dos Açores.

Secretaria Regional da Educação e Cultura

Diretor Regional da Educação (DRE)

Nome: José António Simões Freire

Idade: 51 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em História e Ciências Sociais e Mestre em História Insular e Atlântica. Docente de História do quadro da Escola Básica Integrada de Arrifes, foi Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Arrifes entre 1996 e 2016. Foi Presidente da CAMADD – Comissão para Acompanhamento e Monitorização de Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente e Presidente do grupo de trabalho que avaliou o Modelo de Avaliação de Desempenho Docente e as matrizes em vigor no âmbito do Currículo Regional. Exerceu ainda funções de orientador pedagógico no âmbito dos estágios integrados da licenciatura em ensino de História na Universidade dos Açores, foi formador na área das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e responsável pela apresentação e coordenação de vários projetos no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação dos Açores (IDIA).

Diretor Regional da Cultura (DRC)

Nome: Nuno Ribeiro Lopes

Idade: 62 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Arquitetura. Exerceu funções de Diretor Regional da Cultura no XI Governo dos Açores. Foi responsável pelo projeto da Malagueira, em Évora, da autoria do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, responsável pela Divisão de Iniciativas Urbanísticas Municipais da Câmara Municipal de Évora e Diretor do Departamento do Centro Histórico de Évora. Foi Coordenador do Gabinete e Vogal da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico e responsável pela Candidatura da Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico a Património Mundial – Paisagem Cultural. Foi também responsável pelo projeto de Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial e Coordenador do projeto Paisagem Cultural do Montado. Foi, ainda, professor auxiliar convidado na Universidade de Évora, no Departamento de Arquitetura.

Diretor Regional do Desporto (DRD)

Nome: António da Silva Gomes

Idade: 56 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Educação Física. Exerceu funções de Diretor Regional do Desporto e é o representante da Região no Conselho Nacional Antidopagem e no Conselho Nacional do Desporto. Desempenhou funções de Diretor de Serviços do Apoio ao Movimento Associativo Desportivo da DRD, de Diretor de Serviços do Desporto da Direção Regional da Educação Física e Desporto e de Delegado dos Desportos de Angra do Heroísmo. É professor de Educação Física e tem mais de 25 anos de experiência como treinador de Voleibol, em diferentes níveis competitivos, e foi fundador da Associação de Voleibol da Ilha Terceira.

Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia

Diretor Regional dos Assuntos do Mar (DRAM)

Nome: Filipe Mora Porteiro

Idade: 52 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado e Doutorado em Biologia. Exerceu funções de Diretor Regional dos Assuntos do Mar no XI Governo dos Açores, desde 2013. É Investigador e técnico superior do quadro do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, sedeado na cidade da Horta.

Diretor Regional das Pescas (DRP)

Nome: Luís Manuel dos Ramos Rodrigues

Idade: 44 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Engenharia Zootécnica e em Biologia e Mestre em Cidadania Ambiental e Participação. Exerceu funções de assessor do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia para os Assuntos do Mar e Pescas no XI Governo dos Açores. Prestou serviços de consultoria para a Federação das Pescas dos Açores, no Conselho Consultivo das Águas Ocidentais Sul e para assuntos da Política Comum de Pescas, e foi Coordenador Técnico do Grupo Insular para a zona Açores (CCR`s). Autor, coautor e colaborador de livros de cariz científico e técnico, foi responsável pela organização e preletor em diversos fóruns, seminários e congressos e orador convidado, como especialista em assuntos relacionados com Tecnologia de Pesca, Pesca Sustentável, Valorização de Produtos da Pesca, em Portugal e no estrangeiro.

Diretor Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT)

Nome: Bruno Miguel Correia Pacheco

Idade: 38 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Exerceu funções de Diretor Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações e de Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações no XI Governo dos Açores. Foi Diretor Regional da Juventude nos IX e X Governos dos Açores, tendo, anteriormente, exercido atividade profissional na área de Engenharia, nos ramos de Energia e Comunicações. Foi, ainda, formador na Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, na Povoação, e na ENTA/INOVA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores.

Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas

Diretor Regional dos Transportes (DRT)

Nome: Luís Filipe Amaro Pacheco de Melo

Idade: 45 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Direito. Exerceu funções de Chefe do Gabinete do Secretário Regional do Turismo e Transportes no XI Governo Regional, tendo anteriormente desempenhado as funções de Chefe do Gabinete dos Secretários Regionais do Ambiente, da Habitação e Equipamentos e da Ciência, Tecnologia e Equipamentos. Entre 1996 e 2000 exerceu a atividade de advogado, período em que também desempenhou funções de técnico superior, jurista, na Administração Pública Regional.

Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações (DROPC)

Nome: Frederico Furtado Sousa

Idade: 39 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Engenharia Civil. Desempenhou funções de Diretor Regional da Solidariedade Social no XI Governo Regional dos Açores, desde setembro de 2014, e foi vogal do Conselho de Administração da Associação Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel. Assumiu, ainda, funções de vogal da administração, diretor-geral e diretor de obra em várias empresas privadas. É Técnico Superior da SPRHI SA – Sociedade de Promoção e Reabilitação de Habitação e Infraestruturas SA.

Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC)

Nome: Francisco de Sousa Fernandes

Idade: 43 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Engenharia Civil e Pós-Graduado em Gestão e Administração de Empresas. Exerce funções de Diretor do Laboratório Regional de Engenharia Civil, desde 2011, e presidiu à Estrutura de Monitorização e Acompanhamento da Carta Regional das Obras Públicas (EMACROP). É membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e Perito Qualificado no Sistema de Certificação Energética (SCE-RCCTE), pela ADENE – Agência para a Energia.

Secretaria Regional da Saúde

Diretora Regional da Saúde (DRS)

Nome: Tânia Sofia Eufrásio Cortez

Idade: 38 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciada em Medicina, com especialidade em Medicina Geral e Familiar, e Pós-graduada em Cuidados Paliativos. Foi membro da equipa de coordenação local da Ilha Terceira da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados e da equipa de Cuidados Continuados Integrados e Domiciliários do Centro de Saúde da Praia da Vitória. Exerceu funções de Diretora Clínica do Centro de Saúde da Praia da Vitória e foi, também, Delegada de Saúde Substituta do Concelho da Praia da Vitória.

Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências (DRPCD)

Nome: Suzete Maria Madeira Dias de Frias

Idade: 52 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciada em Psicologia. Exerceu funções de Presidente da Cooperativa Cresaçor e de Presidente da Direção da Associação Regional de Reabilitação Sociocultural dos Açores – Arrisca. Foi coordenadora da Comissão Regional de Luta Contra a Sida e docente convidada do Mestrado de Psicologia Educacional da Universidade dos Açores. Foi ainda Diretora da Casa de Saúde de São Miguel e oradora em várias conferências, seminários e congressos nas áreas da Saúde Mental, da Toxicodependências e da reabilitação Psicossocial.

Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo

Diretora Regional da Energia (DRE)

Nome: Andreia Melo Carreiro

Idade: 29 anos

Caraterização Académica e Profissional: Mestre em Engenharia Biomédica e Mestre em Energia para a Sustentabilidade, com especialidade em Sistemas de Energia e Politicas Energéticas. Doutoranda em Sistemas Sustentáveis de Energia. Foi responsável pelo PMO (Project Management Office) no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e Gestora do Departamento de Inovação e de Projetos de Inovação, Investigação e desenvolvimento na ISA – Intelligent Sensing Anywhere. É Investigadora no INESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers.

Diretor Regional do Ambiente (DRA)

Nome: Hernâni Hélio Jorge

Idade: 45 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Direito. Exerceu funções de Diretor Regional do Ambiente no XI Governo dos Açores. Foi consultor jurídico da União de Sindicatos da Horta, Adjunto e Chefe do Gabinete do Secretário Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, no VII Governo Regional dos Açores, e Deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores nas VII, VIII e IX Legislaturas, tendo assumido, nesse âmbito, as funções de Presidente da Comissão dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho.

Diretor Regional do Turismo (DRTu)

Nome: Filipe Mota Fonseca Macedo

Idade: 39 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Economia e Pós-Graduado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo. É quadro Superior da EDA, Eletricidade dos Açores, S.A., tendo exercido funções de Vogal do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A. e da Portos dos Açores, S.G.P.S, S.A., de Diretor-Geral dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria, de Presidente do Conselho de Gerência da Operpdl, Lda. e do Conselho Fiscal da Associação Portas do Mar. Foi ainda Coordenador da APIA, Agência para a Promoção do Investimento dos Açores, E.P.E. e assessor do Conselho de Administração e do Conselho de Gerência em empresas privadas.

Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

Diretora Regional dos Recursos Florestais (DRRF)

Nome: Anabela Miranda Isidoro

Idade: 48 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciada em Engenharia dos Recursos Florestais. Exerce funções de Diretora Regional dos Recursos Florestais, desde 2010. Iniciou a sua atividade profissional na área de Inventário Florestal, tendo desenvolvido trabalhos práticos no Inventário Florestal Nacional e em concessões na República da Guiné Bissau. É Técnica Superior da Administração Regional, tendo sido Chefe de Divisão do Serviço Florestal do Nordeste.

Diretor Regional da Agricultura (DRAg)

Nome: José Élio Valadão Ventura

Idade: 48 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Engenharia Agrícola e Pós-Graduado em Gestão e Conservação da Natureza. Exerceu funções de Adjunto do Gabinete do membro do Governo com a tutela da Agricultura no VIII, IX, X e XI Governos dos Açores. Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados. No mesmo período foi ainda Presidente dos Conselhos de Administração da TERAMB – Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental da Ilha Terceira, da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional e Presidente da Assembleia Geral da Associação Geoparque Açores. Foi, ainda, deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores na VI Legislatura, relator da Comissão Permanente de Economia, Finanças e Plano. Foi vogal da Direção do Conselho de Administração do INOVA – Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores e representante da Região Autónoma dos Açores no Grupo Permanente da Associação Ultraperiférica do Mundo Rural (MUSA). É Técnico Superior da Administração Regional.

Diretor Regional do Desenvolvimento Rural (DRDR)

Nome: Fernando Moniz Sousa

Idade: 40 Anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Geologia e Mestre em Avaliação de Riscos Geológicos. De setembro de 2014 a novembro de 2016, exerceu funções de Diretor Regional da Agricultura no XI Governo dos Açores. De novembro de 2013 a agosto de 2014, exerceu a profissão de Consultor em Geologia e Geotecnia e Técnico Superior de Higiene e Segurança, como Empresário em Nome Individual. De outubro de 2009 a outubro de 2013, foi vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal da Ribeira Grande, responsável pela Divisão de Águas, Ambiente, Serviços Urbanos e Equipamentos Municipais.

Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares

Diretor Regional da Juventude (DRJ)

Nome: Lúcio Manuel da Silva Rodrigues

Idade: 37 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Educação Física e Desporto. É técnico superior da empresa municipal URBHORTA, tendo desempenhado funções de Deputado Regional nas IX, X e XI Legislaturas, no âmbito das quais foi membro das Comissões de Assuntos Sociais e de Politica Geral. Foi Diretor da Piscina Municipal da Horta e da Agência do Inatel da Horta e Coordenador da Escola de Natação do Clube Naval da Horta. É Presidente da Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife e membro da Assembleia Municipal da Horta.

Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas

Diretora Regional dos Assuntos Europeus (DRAE)

Nome: Célia Maria Ávila Azevedo

Idade: 43 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciada em Organização e Gestão de Empresas e Mestre em Política Internacional. Desempenhou funções de adjunta do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas e do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, respetivamente, nos XI e X Governo dos Açores, e Assistente no Parlamento Europeu, em Bruxelas, entre 1999 e 2009. Foi ainda técnica superior e coordenadora do departamento de análise de projetos da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e contadora verificadora adjunta da Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas. É Técnica Superior da Administração Regional autónoma e aluna do Project Interchange e do German Marshall Fund of the United States.

Diretor Regional das Comunidades (DRCom)

Nome: Paulo César Câmara Teves

Idade: 35 anos

Caraterização Académica e Profissional: Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais e Pós-Graduado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos. Exerceu funções de Diretor Regional das Comunidades no XI Governo dos Açores. Em 2004, ingressou na Direção Regional das Comunidades, como técnico superior. De fevereiro de 2009 a agosto de 2011, foi Coordenador do Gabinete de Emigração e Regressos, na Horta, e de agosto de 2011 a novembro de 2012, ocupou o cargo de diretor de serviços da Emigração, Imigração e Regressos. Participou em diversos seminários e conferências nacionais e internacionais, bem como publicou diversos artigos sobre as migrações dos Açores.

Texto: GaCS | Foto: Direitos Reservados | RF/RP

About The Author

Related posts